top of page

Rosa Weber suspende trechos de decretos de porte e posse de arma

A decisão foi divulgada nesta segunda-feira (12), véspera da entrada em vigor dos decretos editados por Bolsonaro



A ministra Rosa Weber, do STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu trechos dos decretos sobre porte e posse de arma editados pelo presidente Jair Bolsonaro em fevereiro. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira (12), véspera da entrada em vigor dos decretos.


A decisão atende pedidos de medida liminar formulados em cinco ações diretas de inconstitucionalidade, todas ajuizadas com o objetivo de dirimir relevante controvérsia em torno da compatibilidade com o texto constitucional dos Decretos nºs 10.627, 10.628, 10.629 e 10.630, publicados em 12 de fevereiro de 2021, que regulamentam o Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003). "E o faço de forma monocrática diante da iminência da entrada em vigor dos

Decretos impugnados, já inseridos em pauta do Plenário Virtual para apreciação do Colegiado", afirmou a ministra.

Ela já havia pedido explicações da Advocacia-Geral da União e do procurador-geral da República, Augusto Aras, sobre a edição recente de novos decretos que flexibilizaram o acesso a armamento e munições no país, antes de decidir sobre o pedido de suspensão dos decretos apresentado por partidos de oposição.

Desde o início da gestão, Bolsonaro tem tomado uma série de decisões para ampliar o acesso da população às armas.


Comments


FORTE NEWS REAL.png

Mais Notícias

bottom of page