top of page

Novo decreto em Goiás com medidas para evitar a Covid-19 entra em vigor; veja mudanças

Documento estabelece horários específicos de funcionamento de bares, restaurantes e Região da 44 em Goiânia. Festas de casamento estão proibidas.


O novo decreto da Prefeitura de Goiânia entrou em vigor nesta quinta-feira (25). Ele estabelece horários específicos de funcionamento para bares e restaurantes e para a Região da 44, além da redução da capacidade de lotação em estabelecimentos comerciais, templos religiosos, escolas e velórios (veja as regras ao fim do texto).


O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) disse que as medidas são necessárias devido ao aumento de casos de Covid-19 e de pessoas internadas por causa da doença. Ele pediu a colaboração da população. “Estamos trabalhando para que o número de casos diminua e esperamos o engajamento de todas as esferas da capital”, pontuou o prefeito.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, as medidas foram adotadas depois de a prefeitura identificar quais os locais com maior foco de aglomerações e risco de transmissão da doença. Ele reforça que equipes de fiscalização tiveram de encerrar diversas festas clandestinas e interditar bares da capital por descumprimento às medidas definidas no decreto anterior. Apesar de o governo estadual também ter estabelecido regras com a Lei Seca, em Goiânia vale o decreto da administração municipal.

Casos de coronavírus

O boletim epidemiológico da capital mostra que 110.431 pessoas contraíram o coronavírus em Goiânia e 2,6 mil morreram por causa da doença até quarta-feira (24).

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, dos 222 leitos de UTI na capital destinados a pacientes com coronavírus, 74% estão ocupados. Na enfermaria, o índice é de 82%.

O município, conforme o secretário, criou 55 novos leitos de UTI para atender pacientes de Covid-19, entre 28 de janeiro e 18 de fevereiro. “Em 20 dias, abrimos a média de 2,6 leitos de UTI por dia”, pontuou Durval.



Veja as novas regras:

  • Funcionalismo municipal: 50% dos servidores da prefeitura trabalharão de casa, com revezamento a cada 14 dias;

  • Shoppings: funcionamento com 50% da capacidade. Espaços devem funcionar até as 22 horas;

  • Bares e restaurantes: funcionamento com 50% da capacidade, com funcionamento até as 22h. Shows, músicas e sons ficam proibidos;

  • Academias: Seguem funcionando com 30% de capacidade. Medida também vale para condomínios horizontais e verticais que contam com áreas para prática esportiva;

  • Salões e barbearias: 30% da capacidade;

  • Igrejas: também com 30% da capacidade, mas não precisam estabelecer limites na quantidade de celebrações;

  • Rua 44: área comercial pode funcionar de quarta-feira a sábado e lojas podem abrir das 7h às 15h (realização de caravanas para o local estão autorizadas);

  • Eventos particulares: está proibido o uso de salões de festas em condomínios horizontais e verticais. Eventos, como casamentos, festas, desfiles, dentre outros, também estão proibidos;

  • Escolas: 30% da capacidade de atendimento;

  • Velórios: 10 pessoas simultaneamente (exceto quando a causa for Covid-19 - pois não pode haver cerimônia).

Por: Portal ForteNews *Do G1 GO





Comments


FORTE NEWS REAL.png

Mais Notícias

bottom of page