top of page

Três milhões terão que devolver Auxílio Emergencial. Confirmado!

De acordo com projeções da própria Receita Federal, cerca de três milhões de pessoas deverão devolver o dinheiro do Auxílio


Cerca de três milhões de pessoas em todo o Brasil terão que devolver o dinheiro do Auxílio Emergencial. Essa é a projeção da própria Receita Federal. Muita gente está criticando essa possibilidade no Brasil.

A Receita Federal está recebendo críticas por esse fato. Esses críticos afirmam que o dinheiro do Auxílio não deveria ser visto como uma renda e sim como uma simples bonificação. Mas não é isso o que a Receita Federal definiu.


Para a Receita, o dinheiro do Auxílio é um rendimento tributável. Portanto, ele entra na lógica da cobrança do imposto. Mas calma, nem todo mundo vai precisar devolver esses valores para o Governo neste momento.

Como dito, das 67 milhões de pessoas que receberam o auxílio, apenas três milhões deverão devolver o dinheiro. São pessoas que receberam o auxílio, e ao mesmo tempo tiveram rendimento de mais de R$22.847,76 no ano-calendário de 2020.

Vamos para um exemplo. Imagine que um pai teve um rendimento de R$25 mil em 2020. O filho dele recebeu o auxílio porque estava sem emprego neste mesmo período. Esse pai coloca o filho como dependente na declaração. Então, o filho tem que devolver o dinheiro.


Auxílio no Imposto de Renda

De acordo com juristas da área, não há nenhum problema se esse pai não quiser declarar o filho como dependente. Nesse caso, portanto, o filho não vai mais precisar devolver esse dinheiro do auxílio. Não se trata de um “jeitinho”. Ninguém tem obrigação de ter dependentes na declaração.

A grande maioria absoluta das pessoas não vai precisar devolver esse dinheiro. Seja como for, em caso de dúvidas sobre o tema, é importante buscar ajuda profissional. Vale lembrar que o período de declaração do imposto de renda no Brasil vai até 30 de março.

Por: Portal ForteNews * Do brasil123.



Últimas Notícias

Mais Notícias

bottom of page