João Alves de Andrade foi um dos primeiros vacinados do grupo que inclui idosos acima de 80 anos. Cuidadora comemora imunização do centenário: 'Aliviada'.
O idoso João Alves de Andrade, de 102 anos, recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Itumbiara, na região sul de Goiás. Profissionais de saúde do município foram até a casa onde ele mora com a família para aplicar o imunizante.
O centenário, que nasceu no dia 29 de março de 1918, foi vacinado na última sexta-feira (29). A técnica em enfermagem Raiane Florêncio, que cuida do idoso há um ano, conta que ele ficou muito feliz por receber a vacina. “É muito bom saber que ele já foi vacinado. Aumenta a expectativa de vida dele e deixa a gente mais aliviada. Ele ficou muito satisfeito por saber que está no caminho para ficar livre desse vírus”, conta. De acordo com a coordenadora geral de atenção básica do município, Eliamar Santana, João foi um dos primeiros vacinados do grupo que inclui idosos acima de 80 anos que não estão em asilos e profissionais de saúde que atuam na rede privada. “Em relação aos idosos, a prioridade é para os de maior idade e que tenham comorbidades ou estejam acamados, como é o caso do seu João. Quanto aos profissionais de saúde, aqueles que atuam na linha de frente têm prioridade”, explicou. Vacinação em Itumbiara Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na primeira remessa, foram recebidas 1.990 doses da Coronavac, aplicadas nos trabalhadores de saúde da linha de frente da Covid-19 da rede pública e nos idosos que vivem em abrigos e lares de longa permanência. Nesta segunda etapa, Itumbiara recebeu 1.410 doses da vacina AstraZeneca. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Guilherme Davi da Silva, até sexta-feira já tinham sido vacinadas 670 pessoas no Centro de Atendimento Integral à Saúde (Cais) e mais 22 idosos em suas casas. Ainda segundo a SMS, somando as duas etapas, já foram vacinados aproximadamente 2,6 mil moradores. Por: Giro da Revista - * do G1 Goiás.
Comments