top of page

Goiás confirma 1ª morte por dengue em 2025 e investiga seis casos suspeitos



Goiás registrou a primeira morte por dengue no estado neste ano de 2025. Segundo informações da Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO), o caso foi na cidade de Heitorai, no centro goiano.


Conforme a pasta, já foram notificados mais de 7 mil casos de dengue no estado, com 2,9 mil confirmados. No total, seis mortes são investigadas: quatro em Goiânia, uma em Mozarlândia e outra em São Simão.


Aumento de casos

Atualmente, 14 municípios goianos encontram-se em situação de emergência devido ao aumento expressivo de casos da doença. No ano anterior, Goiás enfrentou uma epidemia de dengue, com 321 mil casos confirmados e mais de 400 mortes.


De acordo com a SES-GO, o governo ampliará o monitoramento dos dados e as ações de controle dentro dos municípios, além de capacitar servidores e prestar suporte às prefeituras, responsáveis diretas pelos atendimentos. Defesa Civil e Corpo de Bombeiros estão entre as unidades que participam da iniciativa.


Para 2025, o estado de Goiás pretende iniciar a borrifação domiciliar, estratégia para lugares pequenos com grande aglomeração. Trata-se de um inseticida que é borrifado na parede e tem a facilidade de evitar o mosquito por longo prazo.


Dengue Tipo 3

Casos de dengue do tipo 3 voltaram a ser registrados no estado de Goiás após 17 anos sem notificações da variante da doença. De acordo com informações da Secretaria de Saúde, três casos foram identificados: em Anápolis, Goiatuba e Rio Verde.


Segundo a SES-GO, nos municípios de Goiatuba e de Rio Verde, a identificação foi realizada em 2024, e os pacientes estão curados. O único caso identificado em 2025 é de Anápolis. No entanto, de acordo com a pasta, trata-se de um paciente que mora em Mato Grosso e que estava momentaneamente em Anápolis com a doença. Esse paciente também está bem.


“O município fez identificação, coleta, exames e identificou o sorotipo dengue 3, no entanto o caso é contabilizado para o estado de Mato Grosso, pois a notificação é feita a partir do domicílio de residência, e não de ocorrência”, informou a SES em nota enviada ao Metrópoles.


Veja os sintomas da dengue tipo 3:

  • Febre alta, acima de 38,5°C;

  • Dor de cabeça, principalmente atrás dos olhos;

  • Dores musculares e nas articulações;

  • Manchas vermelhas na pele;

  • Náuseas e vômitos;

  • Mal-estar;

  • Falta de apetite.


*Informações do metropoles.

Últimas Notícias

Mais Notícias

bottom of page