A Globo começou a divulgar no início da noite desta sexta-feira (26) uma entrevista com Karol Conká como atração do "Fantástico" no domingo (28). Pelo tom da chamada, vem aí uma matéria amena, na qual a cantora fala dos planos de fazer um novo disco. "Claro que a gente falou um pouquinho de 'BBB', mas também de futuro", explica a repórter Ana Carolina Raimundi na chamada divulgada. "Plano imediato, você tem algum?", ela pergunta. E entre risos das duas, Karol responde: "Escrever um livro: 99 coisas que eu aprendi".
Como escrevi algumas vezes nas últimas semanas, a Globo se assustou com o impacto negativo que o "BBB" teve sobre Karol e sua carreira. A cantora falou barbaridades, ofendeu diversos participantes, manifestou preconceitos, estimulou intrigas, mentiu, tripudiou dos adversários e promoveu o que, na visão de muitos, se caracterizou como terror psicológico. Enquanto fazia das suas dentro do programa, aqui fora sua imagem e carreira derreteram. A sua participação em dois festivais foi cancelada, um programa na TV que apresentaria no GNT teve a estreia suspensa, os seus seguidores nas redes sociais começaram a abandoná-la e o interesse por suas músicas nas plataformas de de streaming balançou.
A Globo teve o cuidado, ainda durante o reality show, de atenuar o impacto negativo da participação de Karol evitando mostrar na TV aberta os trechos mais pesados das coisas que fez e disse. Também transformou a vilã numa personagem cômica do programa, buscando atrair alguma simpatia e leveza para os seus gestos. Após ser anunciada a sua saída do "BBB 21" com 99,17% dos votos, na terça-feira (23), a Globo exibiu um inédito intervalo comercial.
Muita gente acredita que tenha sido para "preparar" Karol para o seu encontro com Tiago Leifert ao vivo. A Globo nega.
O programa de terça-feira bateu recorde de audiência e despertou interesse comercial acima da média, abrindo espaço para mais um bloco de publicidade. Já Karol, entrou para a história do reality show como a campeã de rejeição em todas as 21 edições..
Desde então, ela já passou por uma romaria dentro da empresa. Ainda na noite de terça-feira, falou com a ex-BBB Ana Clara para um programa do canal digital do grupo. Neste encontro não foi exibido, como de hábito, o perfil da cantora no Instagram, evitando expor a perda de seguidores que teve.
No dia seguinte, ela foi recebida por Ana Maria Braga, no "Mais Você", ajudando o programa a bater recorde de audiência. Uma frase bem-humorada que disse ("Sou a nova Carminha") foi o destaque.
Na quarta-feira, esteve no Multishow, sendo sabatinada por Bruno de Luca e Viviam Amorim, nitidamente contidos e evitando piadas que sempre fazem nestas entrevistas.
Em todos estes encontros, a cantora foi questionada sobre a sua participação no "BBB" de forma educada. Não houve, o que é compreensível, nenhum questionamento mais pesado, cobrando Karol pelo que fez e falou durante o reality show. A entrevista domingo no "Fantástico", tudo indica, vai pelo mesmo caminho.
O "derretimento" da imagem de Karol dentro do "BBB" provocou dois problemas para a Globo. O primeiro, mais imediato, foi o impacto sobre os patrocinadores, que se assustaram com a péssima repercussão do programa. Na terça, a Amstel chegou a patrocinar uma ação comercial no Twitter pedindo "empatia" e condenando o "cancelamento".
O segundo, de médio prazo, foi sobre outros famosos que cogitavam um dia participar do reality show. Ninguém, em sã consciência, vai querer entrar numa aventura que pode causar o que aconteceu com a cantora..
Não acho que a emissora esteja agindo assim por ter algum "compromisso" com a cantora. Mais do que ajudar Karol, acredito que essa Operação Passa Pano busca apresentar uma imagem melhor do BBB e da Globo junto ao público, ao mercado e à classe artística.
Por: Portal ForteNews *Do uol
Comments