O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) divulgou os prazos para condutores renovarem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) vencida em 2020. Segundo resolução do órgão, os motoristas nesse situação terão somente 2021 para convalidar o documento.
Em outra situação, com a questão das multas, o Contran definiu novos prazos. Além disso, teve mudança também nos prazos para transferência e licenciamento de veículos.
No mês de junho de 2020, por conta da forte disseminação do coronavírus, o Contran decidiu suspender os prazos dos processos que envolvem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Ou seja, com a medida, condutores ficaram isentos de notificação por andarem com a CNH vencida. A medida de suspensão foi revogada na última semana.
Além do novos prazos, os motoristas devem ficar atento as novas regras do Contran.
CNH vencida
Renovar habilitação: o prazo é de até 12 meses para que a situação seja regularizada:
quem teve a CNH vencida em janeiro de 2020, por exemplo, pôde renová-la até o dia 31 de janeiro;
quem teve a CNH vencida em fevereiro de 2020, poderá renová-la em fevereiro de 2021;
quem teve a CNH vencida em março de 2020, poderá renová-la em março de 2021;
e assim sucessivamente.
A nova regra vale para quem teve seu documento vencido até dezembro de 2020.
Data de vencimento da CNHPeríodo para renovação
Transferência e licenciamento
Para quem comprou veículos entre 19 de fevereiro e 30 de novembro de 2020, a transferência poderá ser realizada até 31 de dezembro de 2021. O veículo novo adquirido no mesmo período, o prazo foi até o dia 31 de janeiro do presente ano.
É importante reforçar que desde janeiro o licenciamento anual dos automóveis vem seguindo o calendário normal. Essa prestação de serviço foi possível após todo o procedimento ser liberado de forma digital.
Por: Portal ForteNews *Do brasil123
Comentários